Mercado

Ibovespa B3 bate recorde e toca os 160 mil pontos pela 1º vez, mas Petrobras limita ganhos

Patamar recorde do Ibovespa B3 reflete otimismo interno e externo, mas queda da Petrobras pesa no índice

O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, ultrapassou o patamar de 160 mil pontos pela primeira vez em sua história na manhã desta terça-feira, 2 de dezembro. O indicador chegou a subir 1,17%, aos 160.472,50 pontos, na máxima histórica intradiária. Porém, por volta de 11h45, o IBOV perdeu força e avançava 0,73%, aos 159.771,98 pontos.

No patamar recorde, as ações da Vamos (VAMO3) eram as que mais subiam no Ibovespa B3. Grupo Ultra (UGPA3), Natura (NATU3) e Localiza (RENT3) registravam alta superior a 3%, e apenas dez ações do índice operavam no vermelho.

No mesmo horário, as ações da Vale (VALE3), que ficam no foco no pregão de hoje por conta do Vale Day, em Londres, trabalhavam em leve alta de 0,15%. Os papéis da Petrobras, no entanto, viraram para o negativo, pressionadas pela cotação internacional do petróleo.

Os preços do petróleo operam em queda, com os investidores de olho nas negociações entre EUA e Rússia sobre uma trégua na guerra da Ucrânia. Segundo analistas, um acordo na região pode reduzir os riscos ao fornecimento global da commodity.

O mercado e o Ibovespa 

O dia começou com os investidores repercutindo a divulgação do IBGE sobre a Produção Industrial brasileira de outubro. O setor registrou alta de 0,1% em outubro na comparação com o mês anterior, após registrar perda de 0,4% em setembro. Na comparação com o mesmo mês de 2024, a produção caiu 0,5%. As expectativas, segundo pesquisa da Reuters com economistas, eram de alta de 0,4% na variação mensal e de 0,2% na base anual.

O resultado abaixo do esperado reforça a leitura de uma desaceleração da economia, fruto do alto patamar da taxa Selic. Isso pode levar a uma redução na taxa básica de juros antes do que o mercado previa anteriormente.  

No exterior, os principais índices acionários dos Estados Unidos operam em alta, com otimismo à espera da próxima reunião do Federal Reserve (Fed), que acontece na semana que vem. Nos últimos dias, as expectativas quanto a um corte de 0,25 ponto porcentual têm se consolidado como majoritárias no mercado.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.