Mercado

Ibovespa B3 fecha em alta de 0,69% após Fed cortar juros e antes de decisão do Copom

Dólar também encerrou o dia em alta

O Ibovespa B3, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, encerrou o pregão desta quarta-feira (10) em alta de 0,69%, aos 159.074,97 pontos. O destaque do dia ficou por conta da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que reduziu os juros pela terceira vez consecutiva, para a faixa entre 3,50% a 3,75% ao ano.

A redução de 0,25 ponto porcentual era amplamente esperada pelo mercado. As atenções, dessa forma, se concentraram na comunicação da autoridade monetária. Segundo analistas, o comunicado da decisão e o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, indicam uma possível pausa no ciclo de afrouxamento monetário.

Outro destaque ficou para a divisão entre os colegiados: nove votaram a favor da redução de 0,25 p.p., enquanto um preferia uma queda de 0,50 ponto porcentual, e outros dois votaram pela manutenção da faixa.

Depois da decisão e da fala do presidente do Fed, Jerome Powell, o mercado ampliou as expectativas para a manutenção dos juros na próxima reunião, que acontece em janeiro.

No mercado doméstico, o dia foi de ajuste de posições antes da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que será divulgada a partir das 18h30. Os analistas estão praticamente em consenso sobre a manutenção da Selic em 15% ao ano, mas esperam para ver se a autoridade monetária dará pistas sobre as próximas decisões.

Ibovespa hoje

Com isso, o Ibovespa B3 oscilou entre a mínima de 157.628,30 pontos e a máxima de 159.690,70 pontos. O volume financeiro do dia foi de R$ 23,10 bilhões

Dólar hoje

Já o dólar encerrou o dia em alta de 0,60%, aos R$ 5,4686.

Bolsas de NY

As bolsas de Nova York encerraram o dia em alta, com a confirmação da redução de juros nos Estados Unidos. Os principais índices de ações aceleraram a alta após a entrevista coletiva de Jerome Powell. A avaliação foi de que, apesar da sinalização de uma possível pausa no ciclo de afrouxamento monetário, o Fed não descarta totalmente a possibilidade de novos cortes. O Dow Jones encerrou o dia com alta de 1,05%, o S&P 500 avançou 0,68% e o Nasdaq subiu 0,33%.

Quer analisar os seus investimentos em um só lugar? Baixe o APP B3! Mais tempo para você, mais inteligência para seus investimentos