Mercado

Ibovespa B3 sobe mais de 2% e bate máxima intradiária de 190 mil pontos

Principal referência no mercado de ações brasileiro avança mais de 18% no ano até agora

O Ibovespa B3, principal referência no mercado de ações brasileiro, acelerou os ganhos na sessão desta quarta-feira (11) e bateu a máxima intradiária de 190.561,18 mil pontos, com alta de mais de 2% no pregão. Com o resultado do dia, o índice acumula valorização superior a 18% em 2026 até agora.

Os ganhos são impulsionados pela expectativa dos investidores quanto a uma pesquisa eleitoral da Genial/Quaest.

Além disso, o mercado global de commodities ajuda a dar sustentação ao índice: os contratos futuros de petróleo operam em alta de quase 2% no pregão.

O movimento do mercado local de ações, no entanto, vai na contramão dos índices de Nova York, que foram pressionados pelo relatório de empregos payroll, divulgado pela manhã. Os dados indicaram a criação de 130 mil vagas de emprego em janeiro, mais do que o dobro do que o mercado esperava. Com o resultado, investidores reduzem as expectativas de uma queda de juros nos EUA.

Por volta das 13h30, apenas cinco ações do Ibovespa operavam em queda. Entre as maiores altas, destaque para as ações da Suzano (SUZB3) e da Tim (TIMS3), que divulgaram seus resultados trimestrais mais cedo e sobem mais de 10%. Klabin (KLBN11; +5,45%), Vamos (VAMO3; +4,79%) e C&A (CEAB3; +4,68%) completavam o top 5 dos papéis com maiores altas.

Já entre as ações com maior peso no Ibovespa B3, Vale (VALE3) subia 3,24%, Itaú (ITUB4) avançava 2,09% e Petrobras tinha alta de 2,54% nas ações preferenciais (PETR4).  

Quer analisar os seus investimentos em um só lugar? Baixe o APP B3! Mais tempo para você, mais inteligência para seus investimentos