Ibovespa B3 tem alta de 0,95% após exceções de itens em decreto de tarifas; Embraer dispara 10%
Veja como se comportaram o Ibovespa e o dólar nesta quarta-feira (30) e o que movimentou os ativos
Apesar de começar a quarta-feira, 30, em passo de espera, no aguardo a decisão da taxa Selic pelo Copom (Comitê de Política Monetária), o Ibovespa B3 terminou o dia em alta de 0,95%, aos 133.989,74 pontos.
A virada no principal índice de ações do mercado brasileiro veio após a publicação do decreto de Donald Trump, que confirmou as tarifas de 50% para as importações de produtos brasileiros. Contudo, o que poderia ser mais uma maré de pessimismo, virou boa notícia com a retirada de itens específicos da lista de tarifados.
Entre eles, aeronaves civis e peças de avião, que representam as exportações da Embraer (EMBR3), além de produtos como suco de laranja, castanha, metais e derivados de petróleo.
+ Trump assina tarifa de 50% para o Brasil, mas com série de exceções; veja lista
As ações da companhia brasileira responderam à notícia com uma alta de mais de 11%, fechando com valorização de 10,93%.
Ainda hoje nos EUA, o banco central do país, o Federal Reserve, anunciou que decidiu por manter a taxa de juros no patamar atual. Com isso, os juros nos EUA seguem na faixa de 4,25% a 4,50% conforme a decisão do Fed desta quarta, que veio em linha com as projeções do mercado.
Ibovespa hoje
Neste cenário, o Ibovespa oscilou entre 134.367,54 pontos na máxima e 131.882,74 pontos na mínima do dia. O volume negociado no índice foi de R$ 22.7 bilhões.
Dólar hoje
A decisão dos juros nos EUA também fortaleceu o dólar nesta quarta-feira, que fechou com alta de 0,38%, a R$ 5,59.
“Em uma sessão de alta volatilidade, o dólar sobe frente ao real nesta quarta-feira, impulsionado pela valorização global da moeda americana após dados econômicos fortes nos EUA, como o crescimento do PIB acima das expectativas, e pela cautela doméstica quanto à iminente aplicação da tarifa de 50% pelos EUA sobre produtos brasileiros”, afirma Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.
O movimento vai na mesma direção da divisa norte-americana no resto do planeta, que na comparação com as principais moedas do mundo fez o índice DXY ficar com mais 0,97%, aos 99,85 pontos.
Bolsas de NY
Já as bolsas de Nova York fecharam sem uma direção única após os acontecimentos do dia. No fechamento, o S&P 500 recuou 0,12%, o índice de tecnologia Nasdaq subiu 0,15%, e o Dow Jones caiu 0,38%.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.