Mercado

Ibovespa sobe 0,63%, fecha em alta pelo 8º pregão seguido e fica perto de recorde nominal

Atualmente, o melhor desempenho é do dia 27 de dezembro de 2023, quando bateu 134.193,72 pontos

O Ibovespa fechou mais uma vez em alta. O principal índice da bolsa avançou 0,63%, aos 134.153,42 pontos nesta quinta-feira (15/08), e por pouco não anotou seu recorde nominal. Atualmente, o melhor desempenho é do dia 27 de dezembro de 2023, quando bateu 134.193,72 pontos.

O dólar também terminou o pregão em alta: +0,27%, a R$ 5,4833.

Pouco antes do fechamento, o Ibovespa estava acima desse patamar, mas teve leve desaceleração nos minutos finais. A máxima do dia, perto das 13h, foi de 134,5 mil pontos.

No exterior, as bolsas de Nova York subiram, com destaque para Nasdaq, que avançou 2,34%.

Altas sucessivas do Ibovespa

Nos últimos dias, a bolsa brasileira já vinha apresentando altas sucessivas, indicando que retomaria o patamar de fechamento de 2023, impulsionada por uma combinação de fatores externos e internos.

Nesse sentido, nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (CPI) veio praticamente em linha com as expectativas, consolidando a perspectiva de que o Federal Reserve possa cortar os juros em setembro.

“Esse cenário macroeconômico externo positivo, com a desaceleração do CPI, contribuiu para a queda nos rendimentos dos Treasuries de médio e longo prazos”, diz Gabriel Carris, analista da Aware Investments.

Petrobras ajuda, mas Vale é algoz

No Brasil, a continuidade de um cenário benigno, reforçado por resultados positivos na temporada de balanços, tem aumentado o otimismo com os ativos brasileiros. Assim, o Ibovespa se aproximou do recorde nominal.

Além disso, os bons desempenhos dos contratos futuros de petróleo, impulsionaram as ações da Petrobras. “Esse conjunto de fatores foi determinante para a subida consecutiva no mercado brasileiro,” acrescenta Carris.

Nos últimos 5 dias, PETR4 e PETR3 avançaram perto de 6%.

Nesse ambiente, a Vale (VALE3) destoa, com queda de 1,6% nos últimos cinco dias.

A mineradora perdeu mais de 25% do seu valor neste ano e deixou a posição de ativo mais poderoso do Ibovespa, deixando o lugar para as ações preferenciais da Petrobras.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.