Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: IBC-BR, Boletim Focus e cúpula do G20

No Brasil, semana começa com investidores no aguardo da apresentação da PEC da Transição

Nesta segunda, 14/11, véspera de feriado, os destaques da agenda econômica são a primeira reunião entre os presidentes Joe Biden (EUA) e Xi Jinping (China), na cúpula do G20, que reúne líderes das maiores economias do mundo, na Indonésia, e discursos de dirigentes do BCE e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará na quarta e quinta-feira da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-27) em Sharm el-Sheik, no Egito.

No Brasil, a semana começa com investidores no aguardo da apresentação da PEC da Transição, que ficou para quarta-feira, após o feriado de Proclamação da República que fecha os mercados locais amanhã.

Indicadores da semana

Uma série de falas de membros do Fed, do Banco Central Europeu (BCE) e divulgação de indicadores econômicos estão previstos nos próximos dias também. Entre os indicadores, estão as vendas no varejo e produção industrial da China, índices de inflação ao produtor (PPI) dos Estados Unidos e ao consumidor (CPI) da zona do euro, além do IBC-BR (considerado um indicador do Produto Interno Bruto) e do Boletim Focus, que traz expectativas do mercado para a economia.

Nesta segunda, o Tesouro realiza leilões de venda de NTN-B e LFT. Gafisa, Banrisul e Nubank divulgam balanços, após o fechamento da B3.

+ Balanços corporativos: confira os altos e baixos da semana

Desempenho do Ibovespa

O mercado financeiro terminou a sexta-feira em alta, após uma semana turbulenta no cenário político brasileiro. O Ibovespa encerrou o pregão com avanço de 2,26% aos 112.253 pontos. Na semana, o índice caiu 5% e registrou o pior desempenho desde 17 de junho deste ano.

As empresas de commodities metálicas sustentaram o índice com altas expressivas foram puxadas por CSN ON (+16,50%), Vale ON (+10,48%) e Usiminas PNA (+10,30%).

O Morning Call Safra de hoje comenta mais sobre isso:

Mercado global

Por enquanto, as Bolsas operam sem direção única, com as europeias em alta e os índices futuros das Bolsas em Nova York em baixa, depois de uma sexta-feira positiva. Isso como reflexo da percepção de que o Federal Reserve deve diminuir a intensidade do aperto monetário em dezembro, depois da China relaxar restrições da política de covid zero’.

No noticiário americano, investidores repercutem o alerta de Elon Musk a seus funcionários para possível falência do Twitter. No sábado, o governo Chinês voltou a reforçar restrições contra a covid em duas metrópoles no sul e sudoeste do país.

Na Europa, os índices acionários mostram ganhos modestos em meio à produção industrial em setembro na zona do euro acima do esperado e no aguardo de discurso do vice-presidente do BCE, Luis Guindos, mais tarde.

Dois anos de Pix

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, soma 26 bilhões de transações desde o seu lançamento, em 16 de novembro de 2020, até setembro deste ano, de acordo com levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os valores transacionados através da ferramenta chegaram a R$ 12,9 trilhões no mesmo período.

Desde fevereiro de 2022, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, à frente dos cartões de crédito. Anteriormente, já havia ultrapassado os cartões de débito, boletos e o TED e o DOC, modelos de transferência de recursos em funcionamento há mais tempo.

Abertura: Ibovespa tem alta de 0,95%, na máxima, aos, 113.320,59 pontos.

*Com Informações da Agência Estado