Mercado

Mercado financeiro hoje: de olho nos dados fracos da China e inflação dos EUA

Na Ásia, as bolsas terminaram o pregão sem direção única, refletindo os dados dos EUA, mas com queda nas ações em Xangai e Hong Kong

EUA. Foto: Pixabay
Em resumo, os últimos anos foram difíceis para a economia dos EUA. A inflação chegou a bater um acumulado de 12 meses de 7,04% em 2021, e 6,45% em 2022. Foto: Pixabay

A agenda desta sexta-feira, 31/5, espremida entre o feriado de ontem no Brasil e o fim de semana, não traz destaques no mercado doméstico, e no exterior girará em torno da divulgação da inflação dos Estados Unidos em abril medida pelo índice PCE, o indicador do banco central americano para avaliar o comportamento dos preços. Os números virão acompanhados de dados sobre a renda e consumo no país.

Bolsas EUA, Europa e Ásia

Nos Estados Unidos os investidores comemoraram a revisão para baixo no crescimento econômico e na inflação americana ontem- o que contribuiu para fechar a curva de juros e enfraquecer o dólar -, mas o desempenho das bolsas foi prejudicado por uma projeção de vendas decepcionante da Salesforce, que derrubou o mercado de ações. Na Europa, as ações chegaram a subir mais cedo, mas perderam fôlego, com respectivo movimento inverso do euro, após dados preliminares mostrarem inflação acima da esperada na zona do euro em maio.

Na Ásia, as bolsas terminaram o pregão sem direção única, subindo no Japão, refletindo os dados dos EUA, mas com queda nas ações em Xangai e Hong Kong, impactadas por dados oficiais que apontaram contração inesperada na atividade industrial da China e uma leve desaceleração no crescimento da atividade do setor de serviços do país. Estes dados também pesaram sobre os preços do minério de ferro, que fecharam em queda na bolsa de Dalian, e contribuem para a desvalorização do petróleo.

No Brasil

Apesar da queda nos principais índices de ações dos Estados Unidos ontem, os ativos brasileiros negociados no exterior tiveram um bom desempenho, o que deve dar apoio ao Ibovespa na abertura. Na semana, encurtada pelo feriado de ontem, o Ibovespa acumula queda de mais de 1% até o momento.

Hoje é o último dia para a entrega do Imposto de Renda 2024. Tudo o que você precisa saber para a entrega do seu você encontra aqui.

*Informações da Agência Estado

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.