Mercado

Mercado financeiro hoje: IPCA de março é destaque da agenda local

Otimismo lá fora pode dar algum fôlego ao Ibovespa, assim como o dólar mais fraco ante moedas emergentes pode beneficiar o real

Balcão do bora investir
Bolsa de valores brasileira: decisões do Copom e do Fed vieram em linha com as expectativas, mas tom duro do Copom surpreendeu. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

A agenda desta terça-feira, 11/04, inclui a divulgação do IPCA de março, às 9h. A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a China.

Já presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, viaja a Washington, onde participa da Reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial, além de outros compromissos nos Estados Unidos.

O FMI divulga o relatório de Perspectiva Econômica Mundial (WEO), às 10h. Três dirigentes do Federal Reserve discursam: Austan Goolsbee, de Chicago (14h30); Patrick Harker, da Filadélfia (19h); Neel Kashkari, de Minneapolis (20h30). A secretária do Tesouro, Janet Yellen, promove coletiva de imprensa (12h30).

No exterior

As vendas no varejo da zona do euro caíram 0,8% em fevereiro ante janeiro.

As bolsas asiáticas fecharam em alta após o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subir 0,7% em março, na comparação anual, abaixo do esperado por analistas (0,9%).

O banco central da Coréia do Sul (BoK, na sigla em inglês) manteve os juros básicos em 3,5% ao ano, em meio ao arrefecimento da inflação no país e às preocupações sobre o crescimento econômico fraco. Como o índice permanece acima da meta de 2%, o banco central ainda deixou a porta aberta para novos aumentos de juros.

No Brasil

O otimismo lá fora pode dar algum fôlego ao Ibovespa, assim como o dólar mais fraco ante maioria das moedas emergentes e ligadas a commodities pode beneficiar o real.

O presidente Lula disse ontem que após completar três meses de governo, a “obsessão” a partir de agora será em criar empregos e retomar obras paradas.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias