Mercado

Mercado financeiro hoje: IPCA de março é destaque da agenda local

Otimismo lá fora pode dar algum fôlego ao Ibovespa, assim como o dólar mais fraco ante moedas emergentes pode beneficiar o real

Balcão do bora investir
Bolsa de valores brasileira: decisões do Copom e do Fed vieram em linha com as expectativas, mas tom duro do Copom surpreendeu. Foto: Divulgação B3

A agenda desta terça-feira, 11/04, inclui a divulgação do IPCA de março, às 9h. A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a China.

Já presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, viaja a Washington, onde participa da Reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial, além de outros compromissos nos Estados Unidos.

O FMI divulga o relatório de Perspectiva Econômica Mundial (WEO), às 10h. Três dirigentes do Federal Reserve discursam: Austan Goolsbee, de Chicago (14h30); Patrick Harker, da Filadélfia (19h); Neel Kashkari, de Minneapolis (20h30). A secretária do Tesouro, Janet Yellen, promove coletiva de imprensa (12h30).

No exterior

As vendas no varejo da zona do euro caíram 0,8% em fevereiro ante janeiro.

As bolsas asiáticas fecharam em alta após o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subir 0,7% em março, na comparação anual, abaixo do esperado por analistas (0,9%).

O banco central da Coréia do Sul (BoK, na sigla em inglês) manteve os juros básicos em 3,5% ao ano, em meio ao arrefecimento da inflação no país e às preocupações sobre o crescimento econômico fraco. Como o índice permanece acima da meta de 2%, o banco central ainda deixou a porta aberta para novos aumentos de juros.

No Brasil

O otimismo lá fora pode dar algum fôlego ao Ibovespa, assim como o dólar mais fraco ante maioria das moedas emergentes e ligadas a commodities pode beneficiar o real.

O presidente Lula disse ontem que após completar três meses de governo, a “obsessão” a partir de agora será em criar empregos e retomar obras paradas.