Mercado

Mercados financeiros hoje: bolsas sustentam altas com balanços

No Brasil, investidores aguardam balanço da Vale, que será divulgado após o fechamento do mercado

Trabalhadores na operação da Fábrica de Blocos na Mina do Pico, produzidos a partir de rejeitos da mineração, no Complexo Vargem Grande da Vale, em Minas Gerais
No Brasil, investidores esperam divulgação de balanço da Vale. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, faz palestra em São Paulo e o governo deve protocolar projetos complementares da reforma tributária. A Vale divulga seus resultados do primeiro trimestre após o fechamento da B3. No exterior, sai o balanço da Meta e quatro dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) participam de eventos.

Exterior

Os índices futuros de ações de Nova York e as bolsas europeias avançam, indicando que poderão estender altas recentes. Os juros dos Treasuries também sobem, sugerindo certa cautela dos investidores, após a reação positiva na véspera, principalmente ao PMI fraco dos Estados Unidos, que elevou a chance de o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) promover dois cortes dos juros neste ano.

Na seara de balanços, ontem, a Tesla decepcionou com seus números trimestrais, mas anunciou planos de antecipar o lançamento de carros mais baratos, e a ação da montadora de veículos elétricos segue avançando em torno de dois dígitos. Hoje, Meta é uma das empresas a divulgar balanço nos EUA e ainda sairá um dado de encomendas de bens duráveis do país.

Na Europa, as bolsas sobem de olho no noticiário corporativo e reagindo ainda ao avanço acima do esperado da confiança empresarial alemã. Já o dólar se recupera ante moedas fortes, enquanto o petróleo tem viés de baixa.

Brasil

O viés positivo das bolsas pode estimular alguma recuperação do Ibovespa, que ontem se descolou de Nova York e fechou com baixa de 0,34%, 125.148,07 pontos. Ao mesmo tempo, a valorização de 3,08% do minério de ferro hoje em Dalian reforça tal expectativa, mas não se pode descartar volatilidade do Índice Bovespa, enquanto os investidores esperam a divulgação do balanço da Vale, após o fechamento da B3, e por conta do viés de baixa do petróleo.

A expectativa de avanço da agenda do governo ainda pode ser bem recebida pelos ativos internos. O governo deve enviar hoje ao Congresso projetos de lei que complementam a reforma tributária. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), espera concluir a regulamentação da reforma tributária sobre o consumo ainda no primeiro semestre. E os deputados aprovaram ontem, em votação simbólica, o projeto de lei que reformula o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O texto segue agora para o Senado. Trata-se da primeira vitória este ano na Câmara da agenda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda que a versão final tenha sido desidratada.

Contudo, a alta dos rendimentos dos Treasuries e a força do dólar podem gerar desvalorização do real e abertura da curva de juros, com os investidores ainda atentos à participação de Gabriel Galípolo, do BC, em evento, na capital paulista.

*Agência Estado

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre investimentos? Faça os cursos gratuitos no Hub de Educação Financeira da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.