Mercado

Mercados financeiros hoje: cautela externa pode pesar em semana de dados de inflação no Brasil e nos EUA

Bolsas estrangeiras operam em leve queda nesta manhã

Investimento bolsa de valores
Investimento bolsa de valores

Por Redação B3 Bora Investir

Dados de inflação do Brasil (IPCA), Estados Unidos e China (CPI e PPI) ficam no foco nesta semana que também marca a largada na temporada de balanços dos EUA, na sexta-feira, com bancos, entre eles, Bank of America, JP Morgan e Citi. Hoje o Congresso Nacional realiza cerimônia para marcar um ano da invasão de extremistas de direita aos prédios dos Três Poderes da República, em Brasília.

Exterior em tom de cautela

O tom é defensivo nos futuros de Nova York e nas bolsas europeias, em meio a dados fracos da região e perdas lideradas por petrolíferas. Os juros dos Treasuries e petróleo também recuam, enquanto o dólar opera mais forte ante várias moedas num dia de agenda fraca.

Na Europa, as encomendas à indústria da Alemanha subiram 0,3% em novembro ante outubro de 2023, abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 1% no período. As vendas no varejo da zona do euro caíram 0,30% em novembro, na margem, mais do que o previsto (-0,1%), mas o índice de sentimento econômico da zona do euro subiu para 95,6 em dezembro, superando as expectativas (94,4 pontos).

No Brasil, disputa entre Congresso e governo volta ao foco

A cautela externa pode pesar no Ibovespa nesta segunda-feira, mas os juros futuros podem ter alívio com a curva dos EUA. Além dos números de inflação ao consumidor do Brasil e dos EUA, as atenções locais estarão também no Congresso, em meio aos ruídos do Legislativo com o governo.

Deputados e senadores avaliam que a tendência é o Congresso rejeitar a medida provisória (MP) que retoma a tributação gradual da folha de pagamento das empresas e derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que cria um calendário para o governo empenhar (reservar para pagamento) os recursos de emendas individuais e de bancada estadual. E o governo diz que vai questionar a desoneração no Supremo tribunal Federal (STF) se não houver acordo. No evento de hoje sobre 8/1, intitulado “Democracia Inabalada”, são esperados cerca de 500 convidados, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira, não deverá comparecer, alegando problemas de saúde na família.

*Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.