Mercado

Mercados financeiros hoje: cautela prevalece antes de discurso de presidente do Fed

Receios com China e temores sobre o fiscal brasileiro também pesam sobre ativos de risco

O presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, Jerome Powell
O presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, Jerome Powell Foto: reprodução

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, é destaque no exterior, assim como a divulgação das projeções econômicas do Fundo Monetário Internacional (FMI), produção industrial americana e balanços como do BofA e Morgan Stanley. No Brasil, serão divulgados o IGP-10 de abril e o boletim Focus.

Exterior

A cautela predomina no exterior. Os juros dos Treasuries voltam a subir, diante do temor de que uma escalada do conflito no Oriente Médio impulsione o petróleo, alimente a inflação e atrapalhe os planos de grandes bancos centrais de começar a reduzir juros. Neste sentido, a maioria dos índices futuros de ações de Nova York cai sugerindo que Wall Street ampliará as perdas da véspera, após apostas de que o inicio da queda dos juros americanos só ocorrerá em setembro. Em NY, a Unitedhealth superou as expectativas de lucro e receita, com ação saltando 5%. Ficam no radar ainda discursos dos presidentes do Fed e do Banco da Inglaterra, bem dados e balanços.

As bolsas europeias caem com mais força, diante das dúvidas no Oriente Médio e após a divulgação de indicadores da região, como índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha acima do esperado e número de emprego do Reino Unido que decepcionou. As bolsas asiáticas fecharam em baixa significativa ainda reagindo a resultados de indicadores chineses divergentes. O PIB da China teve alta anual de 5,3% no primeiro trimestre, bem maior do que se esperava, mas tanto a produção industrial quanto as vendas no varejo do país avançaram menos do que o previsto em março. Além disso, o setor imobiliário chinês segue em dificuldades.

Brasil

O ambiente desfavorável no exterior pode contaminar os ativos domésticos, que ainda tendem a reagir de forma negativa à sinalização de mudança da meta fiscal para os próximos anos. O entendimento é de que as alterações sugerem uma política mais expansionista de gastos. Os juros devem a voltar a subir, seguindo ainda o avanço dos Treasuries, e de olho no IGP-DI de abril, que deve ceder 0,19% (mediana). Quanto ao dólar, dados ainda sugerindo fraqueza da economia chinesa podem enfraquecer o real. Aliás, o Ibovespa pode reagir aos indicadores da China, ainda que o PIB tenha crescido mais do que o previsto. Nesta manhã, no pré-mercado dos EUA, os ADRs da Vale caíam 1,67%, os da Petrobras recuavam 0,19%, enquanto o principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado, o EWZ, perdia 1,33%, às 7h19.

*Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.