Mercado

Mercados financeiros hoje: cautela prevalece em dia de decisão de juro do BCE e dados de varejo no Brasil

Agenda também traz mais dados de inflação nos EUA, após surpresa negativa ontem

Investimento bolsa de valores
Investimento bolsa de valores

A decisão de política monetária do Banco Central Europeu, seguida de coletiva com sua presidente, Christine Lagarde, a inflação ao produtor (PPI) dos Estados Unidos e as vendas no varejo restrito e ampliado no Brasil são os principais indicadores que irão movimentar os mercados nesta quinta-feira. Discursos de três dirigentes do Federal Reserve devem guiar também as expectativas de política monetária. O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, participa do ciclo de reuniões trimestrais com economistas ao longo do dia, em São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com ministros, presidentes de bancos estatais e outros auxiliares para discutir um pacote sobre microcrédito e endividamento das pequenas empresas, segundo o Broadcast Político.

Exterior

Os mercados acionários da Europa recuam sob expectativas de que o BCE deixe os juros inalterados, mas prepare o terreno para iniciar o corte das taxas em junho. Em NY, os índices futuros das bolsas caem, estendendo perdas dos mercados à vista, enquanto os retornos dos Treasuries estão mistos, com o mais de longo prazo em alta, e o dólar exibe viés positivo sob expectativas pelo PPI dos EUA e novos sinais de dirigentes do Fed. A cautela persiste, após o forte CPI de março e os sinais da ata da reunião de março do BC americano levarem vários bancos a postergar, de junho para setembro, a previsão do primeiro corte de juros e contar com apenas duas reduções, de 50 pontos base no total, neste ano. Na Ásia, o índice de preços ao consumidor (CPI) na China desacelerou em março para 0,1%, ante 0,7% em fevereiro, vindo abaixo do consenso de 0,4%. Investidores apontam que o dado segue bem distante da meta de inflação de 3% ao ano, revelando uma economia enfraquecida, e colocam em xeque o alcance do objetivo de crescimento de cerca de 5% do PIB do país neste ano.

Brasil

O Ibovespa pode ser pressionado pelos sinais negativos em Nova York, embora a alta de 1,29% do minério de ferro em Dalian possa ajudar a Vale e a amenizar o desempenho do índice da bolsa local. Apesar da queda leve do petróleo, o ADR da Petrobrás subia 0,43% no pré-mercado em Nova York às 7h15, enquanto o ADR da Vale ganhava 0,74%. Os analistas financeiros vão repercutir também as vendas no varejo no País.

Informações sobre as reuniões de Guillen, do BC, com economistas nesta quinta-feira serão monitoradas, principalmente no mercado de juros, que pode se beneficiar pelo alívio na ponta curta e média dos retornos dos Treasuries. Contudo, o dólar exibe ligeira alta frente pares principais e várias moedas emergentes e ligadas a commodities e tende a impactar o câmbio interno, porém, a elevação do minério pode atrair fluxo comercial e aliviar os ajustes intradia. Na pauta fiscal, a relatora do projeto de lei do governo que prevê a reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), disse nesta quarta-feira, 10, que seu relatório vai manter a desoneração até o fim de 2027, conforme aprovado anteriormente pelo Congresso. Segundo ela, Haddad afirmou que o governo vai retirar o regime de urgência da proposta.

*Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.