Mercado

Mercados financeiros hoje: investidores repercutem resultado do PIB no Brasil e dados de emprego nos EUA

PIB brasileiro apresentou leve alta de 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores

A terça-feira tem como destaques a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de dois eventos públicos. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) pode votar o relatório final do Plano Plurianual 2024-2027. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa dos últimos compromissos de sua visita oficial à Alemanha e deve retornar ao Brasil no início desta tarde, horário local. Nos Estados Unidos, são aguardados o relatório de abertura de vagas Jolts e os índices de gerentes de compras (PMIs) composto pela S&P e ISM.

Divulgação de PMIs deixa mercados com sinal misto no exterior

O humor é misto nos mercados internacionais nesta terça-feira, com futuros de Nova York em baixa, enquanto a maioria das bolsas europeias opera no azul em meio aos PMIs da região. A Bolsa de Londres é exceção e cai, apesar do PMI composto do Reino Unido ter subido de 48,7 em outubro a 50,7 na leitura final de novembro, mostrando expansão da atividade e acima da previsão de 50,1.

Na zona do euro, o PMI composto avançou de 46,5 em outubro a 47,6, na máxima em quatro meses e acima do esperado (47,1), mas ainda assim no território contracionista, abaixo de 50. Na Alemanha, o PMI de serviços avançou de 48,2 em outubro a 49,6, também acima da previsão, de 48,7.

Mais cedo, a integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Isabel Schnabel afirmou que o dado mais recente de inflação na zona do euro “tornou uma alta de juros mais improvável”.

Na China, o PMI de serviços avançou de 50,4 em outubro para 51,5 em novembro, atingindo o maior nível em três meses e superando a expectativa de analistas, de 50,7. Ainda assim, a Bolsa de Xangai recuou 1,67% em meio aos temores com a desaceleração da economia do país.

PIB brasileiro tem leve alta

O PIB brasileiro registrou uma leve alta na atividade, de 0,1%. O dólar mais forte ante várias moedas emergentes pode pesar contra o real, enquanto o Ibovespa pode seguir o tom mais cauteloso de Nova York.

No fiscal, o relator da reforma tributária na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), espera que a proposta seja votada no plenário da Casa na semana que vem, apurou o Broadcast Político. Após quase cinco horas, terminou o primeiro dia de discussões envolvendo o projeto de lei (PL) de privatização da Sabesp no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Duas novas sessões extraordinárias foram convocadas para esta terça-feira, 5, quando parlamentares da base esperam concluir as discussões para dar início, na quarta-feira, 6, à votação do projeto.

*Agência Estado