Mercado

Mercados financeiros hoje: IPCA guia projeções sobre Selic; ata e dirigentes do Fed são foco exterior

O mercado aguarda mais pistas sobre a visão do Fed para os próximos passos

O IPCA de setembro é o destaque no Brasil nesta quarta-feira de agenda enxuta, enquanto no exterior as atenções ficam na ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) e discursos de sete dirigentes da instituição.

Exterior

As bolsas internacionais operam sem direção única nesta manhã, com futuros de Nova York em baixa, enquanto as bolsas europeias buscam recuperação. O mercado aguarda mais pistas sobre a visão do Fed para os próximos passos. No mês passado, o Fed cortou os juros em 50 pontos-base, a primeira queda desde 2020 e também a primeira vez em quase duas décadas que houve uma dissidência – da diretora Michelle Bowman, que votou por um corte menor, de 25 p.b. O mercado agora vê para novembro uma redução de 25 p.b. A presidente do Fed de Boston, Susan Collins, disse que está confiante de que a inflação está em um caminho duradouro de redução, mas que a política de juros não está em uma trajetória predefinida, permanecendo dependente dos dados. Já o vice-presidente do Fed Philip Jefferson prevê que a inflação manterá a tendência de 2% e que também estará atento aos indicadores.

Brasil

As perdas do petróleo e do minério de ferro tendem a pesar no Ibovespa, em meio ainda à falta de fôlego no mercado futuro das bolsas de Nova York. A baixa dos rendimentos dos Treasuries seria fator para alívio na curva de juros, mas o mercado também irá reagir ao IPCA de setembro.

As principais agências de classificação de risco do mundo avaliam que o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, deve manter política monetária consistente com o foco de conduzir a inflação à meta de 3,0% ao ano. Galípolo foi aprovado ontem pelo plenário do Senado para substituir Roberto Campos Neto no comando do BC a partir de janeiro de 2025.

*Agência Estado

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.