Mercado

Mercados hoje: agentes repercutem IPCA e tarifas de Trump

O presidente americano elevou para 25% as tarifas sobre importação de aço e alumínio

A bolsa de valores começou a semana em alta. Mas a pergunta que é se esse desempenho vai continuar nesta terça-feira. Logo pela manhã, o IBGE divulga a inflação de janeiro. Além disso, outro fato que deve concentrar as atenções dos investidores é o anúncio de que os EUA aumentaram as tarifas para importação de aço e alumínio para 25%.

Enquanto o mercado repercute a inflação, também se coloca um pouco de foco na sabatina do presidente do Federal Reserve. Jerome Powell fala aos senadores norte-americanos e seu discurso pode dar pistas sobre os próximos passos da autoridade monetária.

Morning call: como fechou a bolsa de valores

O Ibovespa deixou em segundo plano as incertezas externas sobre anúncio tarifário do presidente americano, Donald Trump, e engatou uma alta mais firme. O apoio veio das ações da Vale, Petrobras e dos bancos. No fechamento, o índice avançou 0,76%, aos 125.572 pontos, oscilando entre os 124.619 pontos e os 126.386 pontos.

Dessa maneira, segundo operadores o desempenho do Ibovespa foi ajudado pela retirada de parcela dos prêmios de risco impulsionada por ruídos em torno de um reajuste do Bolsa Família, que foi negado no fim de semana.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.