Mercado

Mercados hoje: ainda com tensões geopolíticas no radar, investidores repercutem caso Master e produção industrial no Brasil

Produção industrial no país caiu 1,2% em novembro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior

Investidores brasileiros devem concentrar suas atenções nos dados de produção industrial e nos desdobramentos do caso Master nesta quinta-feira (08), enquanto as tensões geopolíticas ainda ficam no radar no cenário internacional.

Agora há pouco, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial no país caiu 1,2% em novembro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma queda maior do que a esperada pelo mercado. Na comparação com outubro de 2025, houve estabilidade.

Além disso, o caso Master segue trazendo preocupações. Ontem, as incertezas envolvendo a liquidação do banco pesaram sobre as ações do setor financeiro.

No exterior, o dia ainda é de cautela após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, no fim de semana. Agora, o mercado se concentra em entender os desdobramentos e o impacto sobre a produção global de petróleo. Ao longo da semana, o americano Donald Trump chegou a ameaçar intervenções também na Groenlândia e Colômbia, o que dá sustentação para as ações do setor de defesa.

Ainda no radar, os investidores esperam o relatório de empregos payroll, nos Estados Unidos, que será divulgado amanhã. Os dados são considerados essenciais para o ajuste de projeções sobre a próxima decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que acontece na última semana de janeiro.

Relembre o fechamento de ontem

O Ibovespa B3 recuou 1,03% no pregão desta quarta-feira, aos 161.975,24 pontos, pressionado pela tensão geopolítica internacional. O dólar comercial avançou 0,12%, e encerrou o dia a R$ 5,38. 

Quer analisar todos os seus investimentos em um só lugar, em uma plataforma intuitiva? Baixe o APP B3