Mercado

Mercados hoje: ainda no aguardo de decisão sobre fiscal, investidores acompanham balança comercial e decisão sobre juros na UE

Governo deve encaminhar proposta de alternativa ao aumento do IOF ao Congresso na próxima semana

O mercado brasileiro segue com o foco na questão fiscal, enquanto o governo não anuncia alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que as alternativas a IOF serão encaminhadas ao Congresso na próxima semana. Até lá, investidores podem reagir a outros indicadores, como o resultado da balança comercial de maio no Brasil, a ser divulgado nesta quinta-feira (05).

Outro fato que pode movimentar os índices globais hoje é a decisão de política monetária na Zona do Euro. Atualmente a taxa está em 2,25% ao ano, e a expectativa é de queda na reunião de hoje. Logo após o anúncio da decisão, a presidente do BCE, Christine Lagarde, concede entrevista coletiva à imprensa para comentar a medida.

No mais, as movimentações no preço do petróleo podem influenciar as cotações da Petrobras. Ontem, as ações ordinárias da estatal petrolífera (PETR3) desvalorizaram 2,91%, enquanto as preferenciais (PETR4) caíram 2,75%, reflexo da queda nos preços do petróleo no mercado internacional. Na manhã desta quinta-feira, no entanto, o movimento se inverteu e o petróleo WTI opera em leve alta, o que pode sustentar uma recuperação de parte das perdas registradas ontem pelas ações da Petrobras.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.