Mercado

Mercados hoje: anúncio de plano de contingência contra tarifaço concentra atenções

Investidores irão avaliar o impacto fiscal do pacote de apoio aos setores mais afetados pelo tarifaço

O principal fato da agenda econômica desta quarta-feira é o plano de contingência do governo federal contra o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar o pacote de medidas às 11h30.

De acordo com a imprensa, o plano deverá incluir uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, além de benefícios tributários e compras governamentais. O mercado deve acompanhar o anúncio de perto. Entre os pontos de atenção, está o impacto fiscal do plano de contingência.

Além disso, seguem no radar dados sobre a atividade econômica no Brasil – e como ela tem sido afetada pela Selic a 15% ao ano. Ontem, o resultado do IPCA veio abaixo do esperado pelo mercado, o que trouxe para a mesa a possibilidade de o Banco Central começar o ciclo de afrouxamento monetário antes do esperado. Hoje, são divulgados dados do comércio varejista.

Nos Estados Unidos, a inflação também surpreendeu para baixo ontem. A notícia inspirou uma série de ajustes quanto às expectativas de cortes de juros por lá ainda em 2025, e deu fôlego aos mercados de ações. Hoje, o mercado acompanha discursos de dirigentes do Fed em busca de novas pistas. As bolsas da Ásia e Europa estendem o otimismo de ontem e operam em alta nesta quarta-feira (13).

Relembre o fechamento de ontem

Em dia de divulgação de dados positivos de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, o Ibovespa B3 subiu 1,69%, aos 137.913,68 pontos. Já o dólar fechou o dia em queda de 1,06%, cotado a R$ 5,38, menor valor desde 14 de junho de 2024.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.