Mercado

Mercados hoje: após Ibovespa B3 marcar recorde intradiário, investidores repercutem reação do Brasil ao tarifaço

Governo estuda aplicar a lei de reciprocidade contra os EUA

O mercado volta a acompanhar nesta sexta-feira (29) a reação do governo brasileiro ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Segundo a AFP, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou um estudo para determinar se é possível aplicar a lei da reciprocidade contra os EUA. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços terá 30 dias para fazer essa análise.

Isso deve trazer cautela ao mercado, que pode também aproveitar o pregão de hoje para realizar lucros após o Ibovespa B3 bater recorde intradiário ontem.

Além disso, investidores brasileiros continuam repercutindo os desdobramentos da operação da Polícia Federal deflagrada ontem, contra a lavagem de dinheiro em postos de gasolina. Segundo agentes do mercado, a expectativa de diminuição da informalidade no setor impulsionou os preços das ações de distribuidoras, como Vibra (VBBR3), Ultrapar (UGPA) e Raízen (RAIZ4), que estiveram entre as maiores altas do Ibovespa. 

Por aqui, ainda, o governo deve enviar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026

No exterior, o mercado acompanha dados de inflação nos EUA. Hoje será divulgado o PCE de julho, um índice que mede a variação de preços ao consumidor e é considerado o índice preferido do Federal Reserve.

Relembre o fechamento de ontem

O principal índice de ações do mercado brasileiro teve dia de alta forte, ultrapassando os 2% de valorização durante o pregão e passando pela primeira vez da marca intradiária de 142 mil pontos. No fechamento, Ibovespa B3 subiu 1,32%, aos 141.049,20 pontos. O dólar comercial caiu 0,19%, cotado a R$ 5,40 no fechamento.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.