Mercados hoje: aprovação de projeto fiscal é foco dos investidores
Projeto reduz benefícios fiscais em 10% e retoma os pontos da chamada “taxação BBB” (bancos, bets e bilionários)
Nesta quarta-feira (17), o mercado deve repercutir a aprovação do projeto de lei que reduz benefícios fiscais em 10% e retoma os pontos da chamada “taxação BBB” (bancos, bets e bilionários). Aprovado pela na Câmara dos Deputados nesta madrugada por 310 votos a 85, o texto prevê arrecadação superior aos R$ 20 bilhões que o governo espera para o Orçamento de 2026.
Com isso, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano que vem deve ser votado nesta quinta-feira (18), com meta de resultado primário de superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).
No exterior, os principais indicadores que os investidores devem acompanhar são dos dados de inflação ao consumidor de novembro da Zona do Euro.
Veja como foi o último fechamento do mercado
O Ibovespa B3 caiu 2,42%, aos 158.557,57 pontos, na mínima do dia, nesta terça-feira (16). A junção de fatores como a Ata do Copom mais dura que o esperado, queda no preço do petróleo e dados fracos da economia dos Estados Unidos fizeram com que o principal índice de ações da bolsa de valores brasileira perdesse quase 4 mil pontos no pregão. Com o aumento da aversão a risco no Brasil, o dólar comercial subiu 0,73%, a R$ 5,46.