Mercado

Mercados hoje: arrecadação fica no foco, enquanto exterior espera Powell em Jackson Hole

União Europeia e EUA anunciaram nova estrutura para seu acordo comercial

O principal dado macroeconômico desta quinta-feira (21) são os números sobre a arrecadação federal em julho, que serão divulgados às 10h30. O mercado doméstico acompanha também novas pesquisas sobre as eleições presidenciais de 2026.

No exterior, as atenções se voltam ao Simpósio de Jackson Hole, uma conferência que reúne diretores de bancos centrais de todo o mundo que começa hoje. O discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no entanto, só acontece amanhã.

Além disso, Estados Unidos e União Europeia anunciaram uma nova estrutura para o acordo comercial e tarifário. Segundo o WSJ, os EUA irão manter as tarifas de 27,5% para os automóveis enviados da Europa até que o bloco reduza impostos sobre uma variedade de produtos americanos, como nozes, laticínios, frutas e vegetais frescos e processados. Em resposta, os principais índices acionários da Europa operam em queda.

Relembre o fechamento de ontem

O Ibovespa B3 avançou levemente nesta quarta-feira, 20, com valorização de 0,17%, aos 134.666,46 pontos. Após a alta expressiva no dia anterior, o dólar terminou o dia com queda de 0,48%, a R$ 5,47.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.