Mercado

Mercados hoje: ata do Fed e tarifas do Trump são destaques desta quarta

Principais acontecimentos para o mercado financeiro devem vir dos Estados Unidos

As principais notícias para o mercado financeiro nesta quarta-feira (9) devem vir dos Estados Unidos. Hoje, será divulgada a ata da última reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), que é o comitê do Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos). As informações devem dar sinais do destino da política monetária dos EUA.

Além disso, o mercado deve acompanhar com cautela os anúncios de novas tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ontem, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre o cobre importado e disse que as taxas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos serão aplicadas em breve. O presidente norte-americano ainda reforçou que os países do Brics devem receber tarifas de 10%.

No cenário interno, é feriado em São Paulo, mas a bolsa de valores do Brasil, a B3, funciona normalmente. Em Brasília, a Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite um requerimento de urgência para a votação do projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2025, que reduz os benefícios federais de natureza tributária, financeira e creditícia em, no mínimo, 10%. A expectativa é de que o projeto seja votado ainda nesta semana.

Veja como foi o último fechamento do mercado

O Ibovespa B3 fechou a terça-feira (8) com recuo de 0,13%, aos 139.302,85 pontos, em dia que as atenções continuaram voltadas às decisões de tarifas do presidente Donald Trump. O volume negociado na B3 foi de R$ 18,6 bilhões.   

Já o dólar voltou a cair diante do real, depois de duas altas seguidas. A moeda fechou as negociações com baixa de 0,59%, a R$ 5,44.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.