Mercados hoje: atenções se dividem entre balanços e ata do Fed
Existe expectativa em torno da ata do Federal Reserve e também a respeito dos balanços de grandes empresas
A principal agenda do dia é a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve, que manteve a taxa de juros norte-americana na faixa entre 4,25% a 4,50%. A última manifestação pública do presidente do Fed, Jerome Powell, ocorreu mais cedo neste mês. O chefe do Fed defendeu que não existe neste momento pressa para ajustar o ritmo da política monetária. Ou seja, não há urgência para retomar o corte de juros.
O mercado também deve operar com certa ansiedade em torno da divulgação de dois balanços importantes. Após o fechamento serão conhecidos os desempenhos no quarto trimestre da Vale (VALE3) e do Banco do Brasil (BBAS3).
Morning call: o momento da bolsa de valores
Após três sessões seguidas de alta, o Ibovespa fechou estável nesta terça-feira, com leve queda de 0,02%, aos 128.532 pontos. A subida das ações da Petrobras e da Vale ajudou a limitar um pouco as perdas. Em uma sessão volátil, o índice chegou aos 129.294 pontos. Na mínima intradiária, o índice tocou os 128.012 pontos.
Um dia antes da apresentação do balanço, as ações da Vale registraram alta de 0,67% na sessão. Já os papéis PN da Petrobras ampliaram ganhos subiram 1,83%, acompanhando a alta do petróleo, com o acordo entre Rússia e Ucrânia no radar.
Entre as maiores altas do Ibovespa na sessão, ficaram as ações da BB Seguridade, que avançaram 4,47%. Analistas avaliaram que o resultado da companhia foi positivo e que o guidance veio em linha ou levemente acima do previsto. Já os papéis do GPA lideraram as perdas na sessão, com queda de 6,69%.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.