Mercado

Mercados hoje: Caged e ata do Fed estão no radar dos investidores no último pregão do ano

Também no cenário externo, o mercado deve acompanhar as notícias das negociações para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia

Nesta terça-feira (30) acontece o último pregão de 2025. O principal destaque no mercado deve ser a divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve. Os investidores devem buscar, no documento, sinalizações de novos cortes ou manutenção do atual patamar de juros nos Estados Unidos.

Em 10 de dezembro, o colegiado reduziu a taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, para a faixa entre 3,50% a 3,75% ao ano. Esta foi a terceira reunião consecutiva de queda dos juros básicos da economia americana.

Também no cenário externo, o mercado deve acompanhar as notícias das negociações para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, o que pode interferir nos preços das commodities.

Aqui no Brasil, os investidores acompanharão os dados do mercado de trabalho com a divulgação do Caged, que mostrará a criação de vagas com carteira assinada em novembro, e da Pnad Contínua, com a taxa de desemprego referente ao trimestre encerrado em novembro.

Veja como foi o último fechamento do mercado

No penúltimo pregão do ano, nesta segunda-feira (29), o Ibovespa B3 recuou 0,25%, aos 160.490,30. O índice foi pressionado sobretudo pela queda das ações da Vale (VALE3), que recuaram 1,37% em dia de realização de lucros. Já o dólar comercial subiu 0,48%, a R$ 5,57, em dia de baixa liquidez.

Quer analisar todos os seus investimentos em um só lugar, em uma plataforma intuitiva? Baixe o APP B3