Mercados hoje: dados de inflação e plano de contingência ao tarifaço concentram atenções
Reunião de Lula com ministros terminou ontem sem conclusão; plano de contingência não deve ser anunciado hoje
Os investidores repercutem nesta terça-feira (12) os dados de inflação nos Estados Unidos e no Brasil. Por aqui, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 0,26% em julho, de 0,24% em junho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, o índice acumula alta de 5,23%.
Nos Estados Unidos, será divulgado o Consumer Price Index (CPI) nesta manhã. Discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed) também devem influenciar as expectativas quanto à política monetária nos EUA.
Além disso, o mercado ainda se acomoda após a prorrogação da trégua tarifária entre EUA e China por 90 dias.
Aqui no Brasil, investidores aguardam ainda novidades sobre o plano de contingência do governo para apoiar os setores mais afetados pelo tarifaço imposto pelos EUA aos produtos brasileiros. Uma reunião entre o presidente Lula e ministros teria terminado ontem sem uma conclusão sobre o plano.
Relembre o fechamento de ontem
O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa brasileira, recuou 0,21%, aos 135.623,15 pontos, nesta segunda-feira, 11. O dólar subiu pelo segundo dia seguido ante ao real, com valorização de 0,14%, a R$ 5,44.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.