Mercados hoje: dados de inflação são destaque da semana
Ibovespa alcançou máxima histórica na sexta-feira, com expectativa de queda de juros nos EUA
Na semana que precede as decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, investidores acompanham dados de inflação nos dois países para ajustar suas expectativas quanto às taxas de juros em dólar e em real. Por aqui, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto será divulgado na quarta-feira. Nos Estados Unidos, há dados de inflação ao produtor, na quarta, e ao consumidor, na quinta-feira.
Ainda nesta semana, serão divulgados dados de inflação ao produtor na China, e na quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) anuncia sua decisão sobre os juros.
No Brasil, os investidores também devem ficar de olho em Brasília ao longo desta semana. Amanhã começa a fase final do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Relembre o fechamento da sexta-feira
O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa brasileira, bateu na sexta-feira mais um recorde nominal e encerrou o dia aos 142.640 pontos, alta de 1,17%. O recorde anterior, de 141.422 pontos, foi registrado em 29 de agosto de 2025. O impulso veio após um relatório de emprego nos EUA reforçar as expectativas de um corte de juros em setembro. O dólar fechou em queda pela terceira sessão consecutiva, com recuo de 0,63%, a R$ 5,4124.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.