Mercado

Mercados hoje: decisões de juros na Super Quarta e IPCA estão no radar

Mercado espera corte de juros nos EUA e manutenção da taxa Selic no Brasil

O mercado nesta quarta-feira, 10, focará suas atenções nas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Federal Reserve (Fed), que definirão o patamar dos juros no Brasil e nos Estados Unidos. A Super Quarta, ainda contará com a divulgação do IPCA de novembro, às 9h.

No exterior, os investidores projetam que o Fed deve cortar em 0,25 p.p o juro norte-americano. De acordo com o a estimativa do Fed Watch, a redução é esperada por 90% do mercado, enquanto apenas 10% acreditam na manutenção dos juros do Treasuries. A decisão deve ser anunciada às 16h e é seguida pela coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell.

Já no Brasil, a expectativa é pela manutenção da taxa Selic em 15% ao ano, com os investidores de olho em possíveis sinalizações do comunicado sobre o início dos cortes em 2026. A Pesquisa de Projeções Broadcast mostra que a maior parte das instituições (17) espera cortes só a partir de março. Outras 14 casas projetam cortes já em janeiro, e três a partir de abril.

Ainda no âmbito local, ruídos políticos sobre as eleições presidenciais de 2026 também podem impactar o humor dos investidores, como tem acontecido nos últimos dias.

Relembre o fechamento dos mercados ontem

Ibovespa B3 recuou na terça-feira, 9, com o mercado à espera das decisões de juros. O principal índice de ações da bolsa de valores brasileira cedeu 0,13%, aos 157.981,13 pontos

Nas bolsas de Nova York, os principais índices refletiram o modo de espera antes da última reunião do Federal Reserve sobre os juros dos EUA, fechando de forma mista. Assim, o Dow Jones caiu 0,37%, o S&P 500 perdeu 0,09%, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq subiu 0,13%. 

Quer analisar todos os seus investimentos em um só lugar, em uma plataforma intuitiva? Baixe o APP B3