Mercado

Mercados hoje: dono do Master é preso e banco é liquidado; mau humor externo também pesa

No exterior, mercados aguardam balanço da Nvidia, que será divulgado amanhã

O mercado brasileiro amanheceu hoje com a notícia da liquidação extrajudicial do Banco Master pelo Banco Central e a prisão do dono da instituição financeira, Daniel Vorcaro.

A liquidação acontece pouco mais de um mês depois de o BC ter vetado a aquisição de parte dos negócios do Master pelo Banco de Brasília (BRB), e em meio à tentativa de compra pela Fictor Holding Financeira.

Além disso, os investidores brasileiros aguardam definição sobre o acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos, após conversas entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro Mauro Vieira.

Mau humor no exterior também pesa no mercado brasileiro

Além da cautela no cenário externo, as preocupações no mercado internacional sobre empresas ligadas à inteligência artificial devem pesar. Os principais índices de ações do Japão e da Coreia recuaram mais de 3% nesta terça-feira, puxados pelo desempenho de papéis como Samsung e SoftBank.

Parte do nervosismo é devido à espera pelo balanço da Nvidia, atualmente a empresa mais valiosa do mundo. Os resultados trimestrais da fabricante de chips serão divulgados na quarta-feira (19).

Relembre o fechamento de ontem

Ibovespa B3 começou a semana com recuo de 0,47%, aos 156.992,93 pontos, nesta segunda-feira, 17. O principal índice da bolsa brasileira refletiu, principalmente, a maior cautela dos investidores no exterior com a definição de juros nos Estados Unidos. O dólar comercial terminou o dia com alta de 0,66%, a R$ 5,31. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.