Mercados hoje: envio da LDO para o Congresso deixa investidores em alerta para arcabouço fiscal
Atenção do mercado deve estar em Brasília apesar da semana esvaziada por conta do feriado de Páscoa
A expectativa nesta terça-feira (15) gira em torno do envio por parte do governo federal da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao próximo ano. O documento é importante por dois motivos. O primeiro, circunstancial: será a LDO do ano eleitoral, da próxima disputa pela presidência da República. O segundo, efetivo. O mercado quer saber se o governo vai mandar a LDO com perspectiva de superávit com vistas ao cumprimento do arcabouço fiscal.
Assim, qualquer indicação contrária ao superávit pode fazer espuma em um mercado já bastante mexido por pelo menos duas semanas com Donald Trump e sua política voltada à guerra fiscal.
A LDO determina, por exemplo, as regras para as despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Também autoriza o aumento de despesas com pessoal e disciplina o repasse de verbas da União para Estados, municípios e também para entidades privadas.
Relembre do fechamento da segunda
O Ibovespa B3 começou a semana com avanço de 1,39%, superando os 129 mil pontos. A suspensão temporária das tarifas recíprocas sobre eletrônicos, anunciada pelos Estados Unidos, deu o primeiro impulso, ao promover um movimento mais favorável a ativos de risco ao redor do mundo ao longo do dia.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.