Mercados hoje: exterior repercute acordo comercial entre EUA e Japão; no Brasil, temporada de balanços movimenta negócios
Acordo prevê tarifa de 15% para importações japonesas aos EUA; mercado recebe notícia com otimismo
No exterior, a quarta-feira (23) é de otimismo no mercado após o anúncio de um acordo comercial entre Estados Unidos e Japão. Os produtos japoneses enviados aos EUA terão uma tarifa de 15% – mesma taxa que será aplicada às importações da indústria automobilística. Em contrapartida, o Japão deverá investir US$ 550 bilhões nos EUA. A tarifa anunciada anteriormente era de 25%.
Segundo o WSJ, a notícia traz a esperança de que novos acordos sejam firmados entre o governo norte-americano e seus principais parceiros comerciais, e especialmente com montadoras. As ações de empresas como Hyundai, Volkswagen, Toyota e Honda operam em alta nesta manhã.
No Brasil, no entanto, a cautela ainda predomina. Sem sinais de acordo para reduzir a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump, o governo brasileiro trabalha para desenhar medidas de auxílio aos setores mais afetados.
Além disso, a temporada de balanços corporativos começa nesta semana. Hoje, a Weg anuncia seus resultados trimestrais. Amanhã, a Multiplan divulga seu balanço.
Relembre o fechamento de ontem
O principal índice de ações do mercado brasileiro, o Ibovespa B3, fechou perto da estabilidade nesta terça-feira (23), ao recuar 0,1% aos 134.035,72 pontos. O dólar comercial fechou no mesmo valor do dia anterior, aos R$ 5,56.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.