Mercado

Mercados hoje: exterior repercute posição mais suave de Trump sobre China; no Brasil, alternativa à MP 1303 fica no foco

Semana começa com maior otimismo nos mercados globais

Os mercados globais operam com mais otimismo nesta manhã, com um alívio nas tensões entre Estados Unidos e China. No fim da semana passada, o presidente americano Donald Trump ameaçou impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas, o que trouxe preocupação sobre o futuro do comércio entre os dois países. Nesta segunda-feira (13), no entanto, o tom é de maior otimismo após fala mais branda de Trump.

“Não se preocupe com a China, tudo ficará bem!,” disse o presidente americano no domingo em sua plataforma Truth Social, acrescentando: “os EUA querem ajudar a China, não prejudicá-la!!!”

Além disso, o mercado repercute o cessar-fogo em Gaza.

No Brasil, investidores esperam definições para o impasse fiscal que o governo enfrenta após a não aprovação da Medida Provisória 1303. Outro tema que fica no foco é a tramitação do projeto que eleva a isenção de imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Quais investimentos são isentos de IR? Confira a tabela atualizada de tributação

Relembre o fechamento da semana passada

O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa, fechou em recuo de 0,73%, aos 140.680,34 pontos. Na semana a queda foi de 2,44%. O dólar comercial terminou o dia com forte alta de 2,38%, e fechou a R$ 5,50, maior patamar desde agosto. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.