Mercado

Mercados hoje: fim do shutdown e negociação Brasil x EUA no radar

Fim da maior paralisação do governo nos EUA e negociações sobre tarifas comercias podem animar o mercado

Depois do Ibovespa B3 encerrar a sequência de 15 altas consecutivas, os investidores voltam suas atenções, nesta quinta-feira, 13, para os efeitos do fim do shutdown nos Estados Unidos e o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em Washington, para negociar as tarifas comerciais.

Após uma paralisação de 43 dias, chegou ao fim o maior shutdown da história dos EUA. A aprovação pelo Congresso do projeto que libera os gastos do Governo novamente, e a sanção pelo presidente Donald Trump, abre caminho para a divulgação atrasada de uma série de dados econômicos dos EUA, fundamentais para a execução da política monetária do Federal Reserve (Fed). As informações devem ser liberadas gradualmente, e não são esperadas hoje.

No âmbito local, a reunião entre Rubio e Vieira hoje, às 19 horas (horário de Brasília), deve deixar o mercado mais otimista com a chance de redução das tarifas impostas por Trump aos produtos importados do Brasil. Os investidores também seguem repercutindo os balanços trimestrais divulgados nos últimos dias.

Veja como foi o último fechamento do mercado

Após uma sequência de 15 altas consecutivas e 12 pregões renovando os recordes de fechamento, o Ibovespa B3 recuou 0,07%, aos 157.632,90 pontos, nesta quarta-feira, 12. Apesar do resultado, o principal índice da bolsa de valores brasileira passou o dia em baixa, mas recuperou fôlego ao fim do dia e fechou praticamente na estabilidade.  

No câmbio, depois de 5 dias de queda, encerrou-se a sequência de fortalecimento do real com uma leve recuperação do dólar. No fim do dia, o dólar comercial subiu 0,37%, a R$ 5,29. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.