Mercado

Mercados hoje: Ibovespa futuro abre em alta, após novo recorde ontem

Com agenda esvaziada no Brasil, investidores focam em dados externos

O foco dos investidores no pregão desta quarta-feira (03) deve ficar no exterior, em dia de agenda local esvaziada. Nos Estados Unidos, um relatório de empregos no setor privado e dados sobre a atividade industrial podem impulsionar um novo ajuste nas expectativas sobre corte de juros na próxima semana, quando o Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC) faz sua última reunião de política monetária do ano. Atualmente, 89,2% dos investidores se posicionam esperando uma queda de 0,25 ponto porcentual na faixa de juros. Os demais projetam uma manutenção.

Rali de Natal: o que diz a teoria de que as bolsas sobem em dezembro – e o que esperar para 2025?

O otimismo quanto à continuação do ciclo de redução de juros traz perspectivas mais otimistas com as bolsas, tanto dos EUA quanto de mercados emergentes, e outros ativos de risco.

Além disso, o petróleo continua no foco, em meio às negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. Na Europa, a UE firmou um acordo para interromper a importação de gás natural da Rússia de forma permanente. Nesta manhã, as cotações da commodity operam em alta.

No Brasil, investidores esperam notícias sobreo tarifaço dos EUA sobre os produtos brasileiros. Ontem, Donald Trump e o presidente Lula conversaram por telefone sobre um acordo, e o presidente brasileiro afirmou que deseja “avançar rápido” nas negociações com Trump.

Relembre o fechamento dos mercados ontem

Ibovespa B3 alcançou mais uma marca expressiva nesta terça-feira, 2, ao ultrapassar a casa dos 160 mil pontos. O principal índice da bolsa de valores do Brasil bateu ao patamar durante a manhã, chegou a arrefecer, mas voltou a subir para fechar o dia em 161.092 pontos, com alta de 1,56%. O dólar comercial caiu 0,57%, a R$5,33. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.