Mercado

Mercados hoje: inflação dos EUA é destaque enquanto investidores se preparam para a Super Quarta

Expectativa do mercado é de redução dos juros nos Estados Unidos e manutenção no Brasil

O principal indicador desta sexta-feira (05) é a inflação nos Estados Unidos, medida pelo índice de preços de gastos com consumo pessoal, o PCE, a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Os números, que serão divulgados ao meio-dia, são os mais importantes para que os investidores ajustem suas expectativas quanto à decisão do Fed sobre juros na próxima quarta-feira.

Nas últimas semanas, consolidou-se no mercado a projeção de uma redução de 0,25 ponto porcentual no nível de juros do dólar.

Também na próxima quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC brasileiro faz sua última reunião do ano. Por aqui, a expectativa é de uma manutenção dos juros em 15% ao ano, mas o mercado espera no comunicado sinais sobre quando o comitê pretende iniciar o ciclo de afrouxamento monetário.

Ainda no Brasil, investidores repercutem a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026. O texto prevê superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do produto interno bruto (PIB).

Relembre o fechamento dos mercados ontem

Ibovespa B3 emendou o terceiro recorde seguido ontem e chegou ao patamar dos 164 mil pontos. O dólar encerrou o dia estável, cotado a R$ 5,31. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.