Mercado

Mercados hoje: inflação nos EUA e dados de serviços no Brasil são destaques do dia

Segundo o IBGE, em novembro de 2025, o volume de serviços no país recuou 0,1% frente a outubro

Ainda em meio às tensões entre o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e Donald Trump, o mercado divide suas atenções entre dois importantes indicadores macroeconômicos nesta terça-feira (13).

No Brasil, foram divulgados há pouco os dados sobre o setor de serviços. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro de 2025, o volume de serviços no país recuou 0,1% frente a outubro. O mercado esperava uma expansão da atividade no setor, de 0,1%. Em relação a novembro de 2024, na série sem ajuste sazonal, o volume de serviços cresceu 2,5%, vigésimo resultado positivo consecutivo.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, será conhecido o CPI, o índice de preços ao consumidor.

Os dois dados devem ajudar os investidores a ajustarem suas perspectivas sobre as próximas decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil – ambas acontecem na última semana de janeiro. Nos dois países, a expectativa majoritária do mercado é pela manutenção das taxas de juros atuais.

Além disso, começa no exterior a temporada de balanços referente ao quarto trimestre de 2025. E no Brasil, o caso do Banco Master continua no radar, após o Tribunal de Contas da União (TCU) negociar ontem com o Banco Central uma inspeção.

Por fim, o mercado acompanha a escalada de tensões entre EUA e Irã. Ontem, Trump anunciou que vai impor tarifas de 25% a qualquer país que comercialize com o Irã, enquanto aumenta a pressão sobre Teerã devido à repressão aos protestos antigovernamentais. Em meio a temores sobre a redução de oferta de petróleo no comércio global, o preço da commodity opera em alta nesta manhã.

Relembre o fechamento de ontem

Ibovespa B3 abriu a semana em clima de cautela, contaminado pelo exterior. Assim, nesta segunda-feira (12), o principal índice de ações da bolsa brasileira fechou em queda de 0,13%, aos 163.150,35 pontos. 

Quer analisar os seus investimentos em um só lugar? Baixe o APP B3! Mais tempo para você, mais inteligência para seus investimentos