Mercado

Mercados hoje: investidores aguardam decisão sobre IOF e repercutem investigação dos EUA contra Brasil

Além disso, há importantes divulgações macroeconômicas nos EUA que podem movimentar os mercados hoje

A quarta-feira (16) é de agenda movimentada para os investidores brasileiros, que repercutem dois grandes anúncios que aconteceram ontem no fim do dia. No noticiário doméstico, a audiência de conciliação sobre o decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no Supremo Tribunal Federal (STF) terminou sem acordo. Agora, a decisão final cabe ao ministro Alexandre de Moraes.

No exterior, o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) abriu uma investigação comercial contra o Brasil, a pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Além disso, há importantes divulgações macroeconômicas nos EUA, com o índice de preços ao produtor (PPI), números de produção industrial. É também publicado hoje o livro bege, um relatório sobre a situação da economia norte-americana, usado pelo Federal Reserve como base para a tomada de decisões sobre política monetária.

Relembre o fechamento de ontem

Sem definição sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e resposta sobre as tarifas impostas por Donald Trump, o Ibovespa B3 teve dia de volume financeiro baixo e fechou na estabilidade (-0,04%), aos 135.250 pontos. O índice oscilou entre 136.021,52 pontos na máxima e 134.380,16 pontos na mínima do dia.

O dólar comercial terminou as negociações com queda de 0,46%, aos R$ 5,55. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.