Mercados hoje: investidores analisam ata do Copom e IPCA de outubro
No exterior, o possível fim do shutdown do governo dos Estados Unidos traz alívio
A terça-feira (11) tem na agenda dois eventos importantes para calibrar as expectativas quanto à trajetória dos juros no Brasil. Em primeiro lugar, o Banco Central divulgou pela manhã a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em que os membros do colegiado dizem ter maior convicção de que uma manutenção da taxa Selic em 15% ao ano será suficiente para levar a inflação à meta de 3%.
Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mostrou uma forte desaceleração da inflação em outubro.
No exterior, a possibilidade de fim do shutdown do governo americano traz alívio. Ontem à noite, o Senado dos EUA aprovou um pacote de gastos para encerrar a paralisação do governo mais longa da história.
Relembre o fechamento dos mercados ontem
O Ibovespa B3 chegou ao patamar de 155 mil pontos nesta segunda-feira, 10. Com ajuda do otimismo global pela expectativa do fim do shutdown nos Estados Unidos, o principal índice de ações da bolsa brasileira subiu 0,77%, aos 155.257,31 pontos. O dólar comercial recuou 0,55%, a R$ 5,30.
O otimismo com um fim próximo do shutdown nos EUA deu suporte às bolsas de Nova York. O S&P 500 subiu 1,54%, o Nasdaq teve alta de 2,27% e o Dow Jones cresceu de 0,81%.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.