Mercado

Mercados hoje: investidores avaliam dados de inflação nos EUA

Agentes analisam números de inflação e discursos dos dirigentes do Fed para ajustar expectativas quanto à taxa de juros nos EUA

Nesta sexta-feira (26), investidores acompanham o índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA, a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Após o início do ciclo de corte na semana passada, o mercado agora busca sinais sobre até quando – e até quanto – a autoridade monetária irá levar os juros do dólar.

Ontem, uma revisão para cima do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre por lá fez investidores reajustarem suas expectativas para a taxa de juros futura, e passaram a ver a chance de menos cortes. Isso teve impacto nos principais índices acionários das bolsas americanas, que encerraram o dia em queda na quinta-feira.

Por aqui, as ações de petroleiras e mineradoras podem ser pressionadas pela queda do minério de ferro e do petróleo. O mercado também acompanha discurso de Diogo Guillen, diretor de política monetária do Banco Central, em evento do Citi.

Relembre o fechamento de ontem

Com o aumento da cautela no exterior, o Ibovespa B3 fechou em queda de 0,81%, aos 145.306,23 pontos, nesta quinta-feira. O dólar comercial terminou o dia com alta de 0,70%, e fechou a R$ 5,36. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.