Mercados hoje: investidores repercutem ata do Copom e monitoram conversas entre Brasil e EUA um dia antes de tarifaço
Comitê de Política Monetária acompanha com atenção os possíveis impactos das tarifas americanas sobre a economia brasileira
Os investidores brasileiros repercutem nesta terça-feira (05) a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a Selic em 15% ao ano e indicou que a taxa básica de juros deve seguir em níveis elevados por algum tempo.
No documento, os membros do comitê dizem que acompanham com atenção os possíveis impactos da tarifa imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
“A elevação por parte dos Estados Unidos das tarifas comerciais para o Brasil tem impactos setoriais relevantes e impactos agregados ainda incertos a depender de como se encaminharão os próximos passos da negociação e a percepção de risco inerente ao processo”, disse o BC.
Mesmo antes da divulgação da ata, o mercado já acompanhava de perto as discussões entre EUA e Brasil sobre as tarifas. A taxa de 50% começa a valer a partir de amanhã (06), mas há uma lista de quase 700 produtos que ficaram de fora da cobrança.
Relembre o fechamento de ontem
O Ibovespa B3 começou a semana com avanço de 0,40%, aos 132.971,20 pontos, impulsionado pela onda de otimismo global após uma revisão de dados de emprego nos EUA. O dólar comercial terminou o dia com baixa de 0,69%, a R$ 5,50.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.