Mercados hoje: investidores repercutem demissão de diretora do Fed e prévia da inflação brasileira
Demissão tem efeito imediato, mas deve ser contestada judicialmente
Nesta terça-feira (26), o mercado deve repercutir a demissão da diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook. Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a decisão, que tem efeito imediato, mas que deve ser contestada judicialmente.
A medida é vista como mais um passo de Trump para aumentar sua pressão e influência sobre o Fed. Lisa Cook, que é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de diretora do banco central dos Estados Unidos, reagiu dizendo que Trump não tem autoridade para tomar essa decisão e que não irá renunciar.
No cenário interno, o mercado acompanha a divulgação do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15), considerado a prévia da inflação, referente a agosto. O dado será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a expectativa é por uma deflação no período.
Veja como foi o último fechamento do mercado
O Ibovespa B3 começou a semana com variação positiva de 0,04%, aos 138.025,17 pontos, com diminuição da projeção para inflação em 2025 pela 13ª vez seguida, segundo o Boletim Focus. Já o dólar comercial fechou com baixa de 0,19%, a R$ 5,41.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.