Mercados hoje: investidores repercutem manutenção da Selic e sinais do Copom
Investidores também devem ficar atentos aos dados do varejo da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC)
Nesta quinta-feira (12), o mercado deve reagir à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic em 15% ao ano. A escolha pela manutenção foi unânime entre os membros do colegiado e já estava dada como certa pelos investidores.
Apesar da ausência de surpresas, o mercado repercute os sinais dados pelo comitê. Em comunicado, a autoridade monetária manteve a frase: “exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado“. Além disso, o texto diz que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que o colegiado “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”. Assim, os analistas entenderam que não há espaço para cortes em janeiro.
Os investidores também devem ficar atentos aos dados do varejo da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a outubro, que serão divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja como foi o último fechamento do mercado
O Ibovespa B3, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, encerrou o pregão desta quarta-feira (10) em alta de 0,69%, aos 159.074,97 pontos. O destaque ficou por conta da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que reduziu os juros pela terceira vez consecutiva, para a faixa entre 3,50% a 3,75% ao ano. Já o dólar encerrou o dia em alta de 0,60%, aos R$ 5,4686.