Mercado

Mercados hoje: investidores se posicionam para Super Quarta; noticiário político pode influenciar bolsa

Investidores esperam uma manutenção da Selic no Brasil e redução dos juros nos EUA

Investidores iniciam a semana de olho na Super Quarta, quando tanto o banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve) quando o do Brasil anunciam suas decisões de política monetária. Em ambos os casos, há praticamente um consenso no mercado sobre quais serão as decisões: a manutenção da Selic em 15% ao ano, e redução da faixa de juros nos EUA em 0,25 ponto porcentual.

Mesmo com o consenso, investidores aguardam ansiosos pelos comunicados das autoridades monetárias, em busca de sinais sobre quais os próximos passos.

No calendário macroeconômico doméstico, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro será divulgado na quarta-feira (10), seguido pela Pesquisa Mensal do Comércio, na quinta (11) e pela Pesquisa Mensal de Serviços, na sexta (12).

Além disso, no Brasil, o noticiário político segue no radar. O Ibovespa futuro abriu em alta de mais de 1% hoje, após o principal índice de ações da bolsa brasileira cair mais de 4% na sexta-feira. A recuperação acontece após Flávio Bolsonaro indicar que pode abrir mão de se candidatar à presidência nas eleições de 2026.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.