Mercado

Mercados hoje: investidores seguem à espera de anúncio de tarifas de Trump

Presidente norte-americano deve anunciar seu pacote de tarifas na quarta-feira

Ontem, o Ibovespa B3 encerrou a sessão em queda de 1,25%, de volta ao patamar dos 130 mil pontos. O panorama só deve se alterar caso os anúncios de Donald Trump sobre tarifas forem avaliados como positivos para o Brasil. A terça-feira é de agenda econômica esvaziada, com dados preliminares de inflação de março da zona do euro.

Trimestre foi positivo para o Ibovespa B3

Em um dia de maior aversão global ao risco, o Ibovespa permaneceu pressionado durante toda a sessão e encerrou com queda de 1,25%, aos 130.260 pontos, perto da mínima do pregão, de 130.115 pontos. Na máxima do dia, chegou a tocar os 131.901 pontos. À tarde, a recuperação vista em Wall Street chegou a trazer certo alívio ao índice, mas o movimento perdeu força nos minutos finais do dia.

Em março, o índice avançou 6,08%. Já no acumulado entre janeiro e março, subiu 8,29%, o melhor desempenho para um trimestre desde o quarto trimestre de 2023, quando os ganhos chegaram a 15,12%, segundo dados do Valor Data.

Com investidores à espera de como será o “tarifaço” que deve ser anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, na próxima quarta-feira (2), a sessão foi de maior cautela. O volume financeiro do índice foi de R$ 15,6 bilhões. Já na B3, o giro financeiro bateu R$ 20,3 bilhões.

Analistas do JPMorgan rebaixaram, de compra para neutra, a recomendação sobre as ações do BTG Pactual e do Banco do Brasil, o que ajudou a intensificar as perdas do índice ao longo da sessão. As units do BTG fecharam em queda de 3,44%, enquanto as ON do BB recuaram 1,57%. O dia também foi de contração para outras blue chips, caso da Vale, que caiu 1,49%, e da Petrobras, em que as ações PN cederam 0,72%.

Às vésperas do ‘Dia da Libertação’, como está sendo chamada a próxima quarta-feira de anúncios tarifários, os principais índices americanos apresentaram forte volatilidade e fecharam mistos: o Nasdaq recuou 0,14%; o Dow Jones subiu 1,00%; e o S&P 500 teve alta de 0,55%.

Com informações do Valor Econômico

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.