Mercado

Mercados hoje: IPCA e payroll movimentam expectativas sobre política monetária

Dados do Brasil e dos EUA definem o humor dos investidores nesta sexta-feira

A sexta-feira (9) traz duas importantes divulgações de indicadores macroeconômicos no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) divulgou, agora há pouco, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em dezembro, o índice oficial de inflação do país teve alta de 0,33%, em linha com o esperado pelo mercado. O resultado ficou 0,15 ponto percentual acima dos 0,18% registrados em novembro. Em dezembro de 2024, a variação havia sido de 0,52%. Com isso, o IPCA fechou o ano de 2025 com alta acumulada de 4,26%.

Mesmo com a inflação encerrando o ano abaixo do teto da meta, o resultado não deve alterar as expectativas de que o Comitê de Política Monetária (Copom) só comece a reduzir os juros a partir de março.

Nos Estados Unidos, o dado mais relevante é o relatório de emprego payroll, que será divulgado às 10h30 (no horário de Brasília). Por lá, na política monetária, os investidores projetam uma manutenção dos juros em janeiro. O mercado está dividido, no entanto, na expectativa para a reunião de março: 59% esperam manutenção, enquanto 36% esperam uma redução de 0,25 p.p. e 4% esperam uma redução de 0,5 p.p..

Ainda nos EUA, a Suprema Corte pode se pronunciar hoje sobre a legitimidade das tarifas de importação impostas pelo presidente Donald Trump. No entanto, o tribunal não anuncia antecipadamente quais casos serão julgados, então uma decisão ainda pode levar semanas ou meses. Vale lembrar que em novembro, os juízes se mostraram céticos quanto à autoridade de Trump para impor tarifas globais abrangentes sem aprovação do Congresso.

Enquanto isso, a Venezuela segue no radar. Trump afirmou na manhã desta sexta-feira que empresas petrolíferas americanas irão investir US$ 100 bilhões na indústria de petróleo do país latino-americano. Mais tarde, o presidente deve se reunir com representantes da Chevron, Exxon Mobil, ConocoPhillips e outras companhias.

Relembre o fechamento de ontem

O Ibovespa B3 voltou a subir nesta quinta-feira (8). Apoiado pelas ações da Petrobras e de bancos, o principal índice da bolsa brasileira fechou com alta de 0,59%, aos 162.936,48 pontos. O dólar comercial fechou estável, a R$ 5,38. 

Quer analisar todos os seus investimentos em um só lugar, em uma plataforma intuitiva? Baixe o APP B3