Mercado

Mercados hoje: novas tarifas de Trump e produção industrial do Brasil estão no radar

Novas tarifas para 68 países mais os 27 membros da União Europeia devem entrar em vigor no dia 7 de agosto

Nesta sexta-feira (1º), as tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump, seguem tomando as atenções do mercado. Trump assinou uma ordem executiva que prevê novas tarifas para 68 países mais 27 membros da União Europeia, que deverão entrar em vigor no dia 7 de agosto. As alíquotas variam entre 10% a 41%, segundo o governo dos EUA.

Além disso, ainda no cenário externo, os investidores devem ficar atentos ao relatório de empregos (payroll) dos EUA referente a julho. 

No Brasil, a principal novidade deve ser os dados da produção industrial de junho. Ao mesmo tempo, o mercado observa o andamento das negociações com os EUA na tentativa de que novos produtos entrem na lista de exceções da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

Veja como foi o último fechamento do mercado

Ibovespa B3, principal índice de ações do mercado brasileiro, fechou a quinta-feira (31) com baixa de 0,69%, aos 133.071,05 pontos. O indicador foi puxado para o vermelho com a queda no petróleo e no minério, o que pesou sobre o preço de ações com grande participação no índice. Já o dólar terminou o dia em alta de 0,19% ante o real, a R$ 5,60. 

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.