Mercados hoje: orçamento e relatório do BC dividem atenções no Brasil
No exterior, inflação dos EUA e decisão do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE) são destaque
A quinta-feira (18) é de agenda cheia no noticiário macroeconômico. No Brasil, os investidores acompanham com atenção o Relatório de Política Monetária (RPM) do quarto trimestre, divulgado agora há pouco pelo Banco Central.
No documento, o BC melhorou sua projeção de crescimento econômico em 2025 para 2,3%, ante 2,0% na estimativa de setembro. Segundo o relatório, a inflação deverá atingir o centro da meta de 3% apenas em 2028, permanecendo acima do alvo durante período decisivo de 2027.
Além disso, em Brasília, o Congresso deve votar o Orçamento de 2026 ainda nesta semana.
No exterior, também há grandes divulgações para o dia. Nos Estados Unidos, será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) de novembro, que deve ajudar investidores a ajustar suas expectativas sobre a condução da política monetária nos próximos meses.
Enquanto isso, na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) anunciam suas decisões de política monetária. De acordo com as projeções do mercado, os juros devem ser reduzidos na Inglaterra, mas mantidos na zona do euro.
Relembre o fechamento do mercado ontem
O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, fechou o pregão de ontem em baixa de 0,79%, aos 157.327,26 pontos. O dólar comercial subiu 0,73%, a R$ 5,52.