Mercado

Mercados hoje: Orçamento no Brasil e juros no Japão são destaques do dia

Entenda por que o movimento dos juros no Japão afeta os mercados emergentes

O mercado doméstico tem, nesta sexta-feira (19), foco em dois extremos do globo: Brasil e Japão. Por aqui, as tensões se concentram na sessão conjunta do Congresso para votar o Orçamento de 2026. O resultado da votação é crucial para que os investidores avaliem a situação fiscal do Brasil no ano que vem.

Do outro lado do mundo, a notícia é que o Banco do Japão (BoJ) subiu os juros de 0,50% para 0,75% ao ano, o maior nível em 30 anos. Mas o que o mercado brasileiro tem a ver com os juros do iene? O Japão é um dos países desenvolvidos com menor taxa de juros no mundo, e tornaram o iene uma moeda atraente para operações de carry trade nos últimos anos.

Nesse tipo de estratégia, investidores tomam empréstimos em ienes para aplicar em ativos de maior rendimento em outros países. Com a alta das taxas japonesas, essa operação perde atratividade, podendo levar investidores a vender ativos para quitar empréstimos, o que gera volatilidade nos mercados.

Relembre o fechamento de ontem

Ibovespa B3 voltou a subir nesta quinta-feira (18), com o exterior mais otimista com queda de juros nos Estados Unidos. O principal índice de ações da bolsa brasileira fechou com alta de 0,38%, aos 157.923,34 pontos. O dólar comercial variou +0,01%, a R$ 5,52. 

Quer analisar todos os seus investimentos em um só lugar, em uma plataforma intuitiva? Baixe o APP B3