Mercado

Mercados hoje: prévia do PIB é destaque doméstico em dia de cautela com tensão entre EUA e Irã

As cotações do petróleo no mercado global operam em alta de quase 2% nesta manhã

A quinta-feira (19) tem como destaque no noticiário o resultado do IBC-Br de dezembro, indicador de atividade do Banco Central considerado uma prévia do PIB. Na comparação anual, o índice avançou 2,45%, pouco acima do que o mercado esperava. Na comparação com novembro, o IBC-Br caiu 0,18%, indicando uma desaceleração da atividade doméstica, ainda que mais branda do que as projeções. Os números devem ajudar investidores no ajuste de expectativas quanto à trajetória da Selic.  

No cenário externo, os investidores acompanharam ontem a ata do Fomc, o comitê de política monetária do Federal Reserve. O documentou mostrou o Fed dividido e sugere pausa em cortes de juros no momento, mas uma retomada do ciclo de afrouxamento monetário ao longo do ano.

Enquanto isso, o mercado volta suas atenções também às tensões entre Irã e Estados Unidos. O envio de aeronaves e navios de guerra para o Oriente Médio levantou a possibilidade de que os EUA possam atacar o país persa. Analistas dizem que o Irã poderia fechar o Estreito de Ormuz, uma importante via marítima para o comércio global de petróleo, em resposta. Com isso, os preços do petróleo operam em alta de quase 2% no mercado global nesta manhã.

Relembre o fechamento dos mercados ontem

O Ibovespa B3 começou a semana pós-feriado de Carnaval em queda. A principal referência no mercado de ações perdeu 0,24% no dia, e fechou aos 186.016,31 pontos. 

As ações da Vale (VALE3) foram as que mais pesaram no indicador, com queda 3,57%. O desempenho refletiu a queda do minério de ferro durante o feriado brasileiro.  

Quer analisar todos os seus investimentos em um só lugar, em uma plataforma intuitiva? Baixe o APP B3