Mercado

Mercados hoje: reunião sobre IOF e inflação dos EUA estão no radar dos investidores

Está marcada para hoje reunião entre representantes do governo e do Congresso Nacional que busca acordo sobre o IOF

Nesta terça-feira (15), o mercado brasileiro vai seguir com os olhos voltados para as discussões sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Isso porque está marcada para hoje a reunião de conciliação entre representantes do governo e do Congresso Nacional para buscarem um acordo sobre o tema.

No dia 4 de julho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu os efeitos de decretos da Presidência da República e do Congresso Nacional que tratavam do IOF e decidiu por essa solução de conciliação. Além de representantes do executivo e legislativo, devem participar da reunião membros da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Ainda nos assuntos internos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Comercial. A medida é uma resposta às tarifas impostas por Donald Trump de 50% sobre os produtos brasileiros, que devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto.

No exterior, a principal notícia para os investidores deve ser a divulgação dos dados de inflação ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos.

Veja como foi o último fechamento do mercado

Ontem, o Ibovespa B3 fechou em baixa de 0,65%, aos 135.298,99 pontos. O volume negociado na B3 foi de R$ 16,8 bilhões. Além disso, os temores com a nova escalada das tarifas de Trump a diversos países fizeram o câmbio ter mais um dia de valorização. O dólar comercial terminou as negociações com alta de 0,69%, aos R$5,58.

Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.