Mercado

Mercados hoje: semana pode manter o bom momento no Ibovespa B3 contra o temor de recessão

Hoje, a agenda tem apenas o Boletim Focus

A semana que se inicia nesta segunda-feira (24) é de consolidação dos bons resultados obtidos pela bolsa de valores na semana anterior. A alta semanal superou os 2,5%. Mais: a pontuação chegou a 132,3 mil. E no ano o Ibovespa supera por pouco os 10% de alta.

Hoje, a agenda tem apenas o Boletim Focus. Contudo, a semana em si promete ser movimentada com a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária. O Copom aumentou a taxa de juros básica da economia para 14,25% ao ano. E nesta semana explica em detalhes a decisão. O foco do mercado estará também na divulgação da prévia da inflação de março.

Morning call: relembre como foi o fechamento de sexta-feira

Desde o início da sessão, o Ibovespa B3 mostrou maior resiliência em relação a outros ativos de risco ao oscilar perto da estabilidade. Com o apoio de blue chips, o índice conseguiu encerrar o dia no campo positivo. O movimento chama atenção porque ocorreu em um pregão de maior cautela em meio a receios com uma desaceleração da economia global. Segundo gestores, o desempenho do índice hoje pode ser explicado pelo fluxo estrangeiro.

Outros ativos domésticos não registraram pregão tão positivo, caso do dólar à vista e dos juros futuros, que voltaram a subir. Depois de oscilar entre os 131.776 pontos e os 132.588 pontos, o índice encerrou em alta de 0,30%, aos 132.345 pontos. Na semana, o Ibovespa subiu 2,63%.

Petrobras volta a subir

As ações da Petrobras voltaram a subir e turbinaram os ganhos perto do fim do pregão. Segundo operadores, o movimento pode ter sido intensificado pelo vencimento de opções sobre ações.

As PN da estatal subiram 1,55%, enquanto as ON avançaram 1,61%. Depois de forte volatilidade, as ações da Vale encerraram em alta de 0,37%. Já o destaque positivo entre as blue chips de bancos ficou para os papéis ON do Bradesco, com alta de 1,61%.

Entre as maiores valorizações do Ibovespa B3 estiveram Marfrig, em alta pelo quarto pregão seguido (+6,80%). As ações foram beneficiadas pela valorização do dólar. Já as ações da Automob lideraram as perdas, com queda de 10,00%.

O volume financeiro do índice na sessão foi de R$ 25,7 bilhões e de R$ 33,1 bilhões na B3. Já em Wall Street, a sessão foi volátil e depois de abrir no negativo, os índices encerraram no azul: o Nasdaq subiu 0,52%; tanto o Dow Jones quanto o S&P 500 anotaram ganhos de 0,08%.

Com informações do Valor Econômico

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.